terça-feira, 20 de novembro de 2012


O culto ao espetaculoso.

Um ex-goleiro comete um crime e, é preso. Quando o seu julgamento se inicia, acendem-se as luzes de um espetáculo de exageros absurdos e desnecessários. Até quando um comboio de dez viaturas da polícia precisará escoltar um preso do presídio ao Fórum e deste, de volta ao presídio? Pra que um aparato de tamanha magnitude, projeção e gastos do dinheiro público? Tanto excesso, desperdício e falta de bom senso por parte das autoridades que se mostram péssimos gestores da coisa pública em tudo que faz. Para um preso tão mixuruca, a meu sentir, bastaria montar uma sala/cela dentro do próprio Fórum sede do tal julgamento, guardada por um contingente policial suficiente.  Então, durante o tempo que o julgamento gastasse para ser concluído, esse indivíduo ficaria detido no próprio prédio sede do judiciário. Mas, não! Tudo tem que ser feito de um modo em que o espetaculoso irresponsável faça escoar pelos bueiros, mais verbas publicas, um verdadeiro assalto institucionalizado.
Haja dinheiro, não? 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

RELATOR x REVISOR


RELATOR    X   REVISOR.

Não é possível que o mesmo texto possa intuir, interpretações tão distintas.
Tem gato nessa tuba!
Dois homens feios, numa queda de braços, se digladiam no Tribunal, palco evidenciado para o mundo todo assistir. Um de pele escura se torna menos feio por se mostrar disposto, determinado a desmascarar a farsa, banir a imundice. O outro de pele clara, fica ainda mais medonho, quando tenta esconder a sujeira mal cheirosa cheia de bicho, debaixo do tapete da Mansão Palaciana.

Duas perguntas:

A – Será que ele sabia que o dinheiro era sujo?
B – Como não saber que o dinheiro é sujo?

A justiça não pode se apoiar apenas naquilo que nos propõe o texto frio da Lei. Justiça tem que buscar a clareza dos fatos, para punir os criminosos que, há séculos, debocham de toda uma sociedade, através da prática de uma corrupção que faz do Brasil o 2º maior corrupto do mundo, só perdendo para a Nigéria.

2) PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS:
Fundamento: É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria, porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria, o Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção, portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada, na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 5 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.

COMO NÃO SABER QUE O DINHEIRO É SUJO?

Está certo!
Quer ficar mais medonho do que você já é?
Vá em frente!

O olho da mosca é um prisma com vários ângulos de visão. O olho humano é focado e, "a justiça é cega". Há em todo esse caldeirão de olhares distintos um pouco de cada tipo de visão. A da mosca, a do humano e a da justiça. Sob a minha ótica leiga, ingênua, mas atenta, o olhar da mosca deve ser emprestado, afim de que se possa visualizar o panorama completo daquilo que está acontecendo. Os réus da Ação Penal 470 podem, em decorrência dos seus erros, mudar os rumos da política partidária do Brasil que precisa sim, de moralização, regate da credibilidade, imediato retorno ao eixo. Corruptos e corruptores estão infiltrados em todas as frestas arestas e confins da sociedade brasileira, muito além dessa ou daquela legenda partidária. Negar isso, é tentar nos enganar a nós mesmos. Toda caminhada depende do primeiro passo e eu acredito, talvez por ser um romântico que ainda é possível sanear esses porões da Nau Brasil que precisa chegar a bom termo, enquanto embarcação promissora, viável e segura. Afinal, o mar não está para peixe.

domingo, 26 de agosto de 2012

Escritora holandesa, falando sobre o Brasil.

Texto bárbaro!

"Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada au

tomatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc. Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais? :)
4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!"

domingo, 24 de junho de 2012

DEZ ESTADOS DE VIDA


Dez estados de vida
Sáb, 10 de maio de 2008

domingo, 17 de junho de 2012

CINQUENTA VEZES, NÃO!


Primitiva, Agu,
Insuficientes Tímida pretensão.
Vontade de ser, Grande? 
Maior é os seus desenganos.
Desvios, crateras.
Fortunas saqueadas.
Pára-quedas.
 Rios poluídos.
Braço morto,
Em curso sinuoso, cabe mais água!
A estupidez da engenharia Alagou Rochidale.
 Ruas estreitas. Escuridão, abandono.
Cheiro de urina humana, fezes.
Cheiro de lodo...
Discurso.
Curso distorcido.
Meta sonhada.
Teta farta da menina que, de minha.
Só o pronome, é! 
Tens no nome, na bandeira, italianismo.
Mas, a pior parte dele.
O que de bom continha,
Não veio!
 Invenções, Talentos,
Melhor pedaço.
Honestidade. Honra.
Primitiva, Agu do sofrimento.
Racismo, segregação.
Impedimento.
Floresta do Apartheid.
Não ouvi dizer. Vivi!
 Primitiva, Agu do deboche,
Fazendeiro do Mato Grosso:
“- Bem feito! Quem mandou votar em mim?”
Porões, dos conchavos.
Continha de chegar.
Mãe que amamenta filhos adotivos.
Deixando esfaimados aqueles gerados em seu ventre.
E que são atingidos em seus rostos.
Pelo vômito daqueles, que na teta farta.
Mamaram em excesso.
 De costas para os seus filhos.
Sepulta as artes.
Campo Santo da Cultura.
Memória nula. Pra que?
Catapulta a ciência.
Repele a Literatura.
 Acolhe verme. Jogo do bicho,
BINGO!
Conveniência. Trama. Desgoverno, permissividade.
Libertinagem.
 Serra do Jaraguá invadida.
Desmatada.
Grilada.
Morte da natureza.
Superpopulação.
Super tributação.
Gula!
 Cobrasma fechada.
Sucata trazida de Espanha.
Assim faz, meio século,
Terra dos múltiplos interesses.
Quiçá um dia, o maior, seja a sua gente.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

AGUENTE FIRME!


A comovente propaganda dos médicos sem fronteiras propõe às crianças esfaimadas, desnutridas, sem teto, espalhadas pelo mundo que, “agüente firme”. Agüente firme, até que seus irmãos desmiolados parem com essa orgia de esbanjamento e causas vazias que canalizam para os bueiros do desperdício imoral, rios de dinheiro via contratos bilionários das transações de compra e venda de atletas do futebol, basquete, voleibol, etc. Agüente firme até que essa multidão de gente colorida ponha um fim nessa tal passeata anual sem sentido. Não pode haver orgulho nenhum, na ostentação de caricaturas de homem ou mulher, vestidos, travestidos ou seminus, em cortejo espetaculoso, onde fortunas são ostentadas escancaradamente, como se aquilo tivesse algum valor. O que se ganha com essa tal passeata? Afirmação e ostentação de riqueza? Oras! Agüente firme, até que deixem de marchar para Cristo, abarrotar as igrejas com bilhões em donativos, desviados para fins escusos e, finalmente, estendam a mão na direção dos miseráveis do nosso Planeta. Todas as crenças deveriam ser a serviço do socorro do mais humildes e necessitados. Não é isso que prega o Evangelho? Agüente firme, até que os homens do poder acordem para a emergente necessidade do acudir, medicar, proteger e alimentar bocas tão famintas. Será que o orgulho “G”, a Marcha para Cristo, Marcha para Liberação da Maconha, Os atletas bilionários, os políticos ricos influentes, mas, lamentavelmente insensíveis, corruptos e egoístas não vão acordar nunca? Quem precisa de tanto dinheiro?

quinta-feira, 31 de maio de 2012

HUMANO OU VERME?


O Planeta Terra tem 4,5 bilhões de anos. Algo tão antigo, deve ter experimentado todo tipo de adversidade, ataques, ameaças a sua sobrevivência. Mas, como diz o budismo: "O leão, rei dos animais, é vencido por um simples verme instalado em seu interior". Que o Ser Humano busque a LUZ da sabedoria para salvar a TERRA. Que a obscuridade da ignorância, estupidez, ganância e penumbra da mente não o transforme no verme a serviço da destruição do leão (Terra). É inadmissível imaginar-se que um punhado de bichos desmiolado atirem no seu próprio pé, ateiem fogo na sua própria casa.

terça-feira, 15 de maio de 2012

A ULTIMA LIÇÃO DO MEU PAI.



Há quarenta anos, na véspera do passamento do meu pai eu estive com ele no seu leito de morte. Como ele já não falava mais, quase nem se mexia, notei que ele queria me dizer alguma coisa. Então eu lhe disse: - Papai, eu sei que o senhor não pode falar, mas eu vou tentar saber o que o senhor quer. Quando a resposta for sim, aperte a minha mão uma vez. Se for não, aperte duas vezes. O senhor entendeu? Então, ele apertou a minha mão uma vez. Fiz algumas perguntas a ele e para todas elas, ele apertou duas vezes a minha mão. Até que, por fim, eu acertei. Ele precisava fazer xixi. Sem pestanejar, eu peguei um pinico, levantei a coberta e peguei no membro dele para direcioná-lo para dentro do recipiente. Ele urinou sangue. Em seguida notei que lágrimas corriam pelos seus olhos. Percebendo que ele estava envergonhado e humilhado me apressei em lhe dizer: - Não sinta vergonha de mim, papai. Eu sou o seu filho e tudo farei para ajudá-lo. Um único aperto de mãos, derradeiro encerrou o nosso ultimo diálogo. Na manhã do dia seguinte, às cinco e cinquenta do dia 18 de Abril de 1972, ele partiu.

COISAS DE MÃE.





Queridas amigas,

Domingo passado, minha filha me ligou de Barcelona, aflita, me perguntando se era o Dia das Mães. Perguntei o motivo da preocupação e ela me disse que não poderia dar este “furo” comigo e que, para ela, a data é muito importante.
Desliguei o telefone e fiquei pensando que, na medida em que os filhos crescem, nós mães vamos ocupando diferentes imagens para eles. É um percurso interessante. Então, comecei a traçar uma linha do tempo de brincadeira e que eu agora divido com vocês, minhas amigas e mães como eu, para aproveitarem a data e refletir sobre o que significa ser mãe. Penso que quando recebemos a noticia que estamos grávidas, todas sentimos um misto de felicidade e pânico, mesmo as que muito desejaram a gravidez. Vem sempre a pergunta: e agora? O que vai ser? Eu pensava: meu Deus! Como vou cuidar de uma criança se nem cuidada fui? O que faço com a minha meninice, que está dentro de mim, tão mal cuidada e agora, sem tempo para ela. Tem um bebê a caminho!
E seguimos. Umas mais resolvidas que outras, seguimos. Que remédio! Umas com parceiros, outras sozinhas, mas seguimos com a barriga crescendo. E apesar de tudo, ou ainda bem por tudo, os bebês nascem! No começo, eles nem percebem que já estão fisicamente separados de nós. Mamães e bebês, para eles, uma coisa só. Para nós, puro mistério.
Aos poucos, os bebês vão percebendo que somos pessoas separadas: bebê é bebê e mamãe outra coisa. E ai nos tornamos as figuras mais especiais da humanidade. Somos reconhecidas pelo cheiro, pelo som, pelo tato, pela visão. Tudo. Só nós existimos para eles. Nada mais importa. Somos o centro do seu universo.
E eles vão crescendo, começam a andar, falar as primeiras palavras, mas tudo que acontece, à medida em que descobrem o mundo e seus limites, tudo gira em torno de nós, mães. Tudo é para nós. Choram quando desaparecemos da presença deles. Precisam no nosso colo, nosso peito, da nossa atenção incondicional. Aí pensamos: que delicia ser mãe! Mesmo com muitas preocupações ligadas à sobrevivência deles.
E crescendo, o que era bebê vira uma criança e para encurtar esta história, viram adolescentes. É aquela fase em que se transformam em algo intermediário entre humanos e seres de outra galáxia, talvez. Ou quem sabe, são abduzidos? E ai começa o inferno nosso de cada dia. O que era a saúde a preocupação máxima, agora só é tudo! Que pena que crescem tão rápido! De centro das atenções, passamos a ser culpadas pelas guerras mundiais, bombas atômicas, tudo de ruim que a humanidade produziu. Tudo tem uma culpada: a mãe. Tempos de inferno total. Se for filho, ainda tem o Édipo na jogada para aliviar. Mas se for filha, ai o inferno está instalado. Somos tudo de ruim, inadequadas, ridículas, algumas até histéricas. Aí pensamos: que inferno que é ser mãe! E se não passar por isso na adolescência deles, se acontecer mais adiante, pode ter certeza, vai ser pior. É... Pode mesmo ser muito pior.
E assim o tempo avança. Tem temporadas de paraíso total e outros momentos em que ficamos no fundo do poço. Os filhos crescem, saem de casa, com seus namorados ou sozinhos, para estudar ou por qualquer outro motivo, eles saem. Começa ai outra fase marcante. Às vezes somos oráculos, parceiras insubstituíveis. Outros momentos, enxeridas, invasivas ou até ninguém, completamente invisíveis.
E nós vamos aprendendo com a vida que são muitas as fases que esta complexa função nos coloca. Ser mãe não é fácil! E não existe receituário ou truques que facilitem a nossa vida. São experiências intransferíveis, que doem e também nos fazem felizes. É o lugar do erro, mas é também o que nos humaniza verdadeiramente.
Hoje, minha filha com trinta anos, posso dizer, com tranquilidade, que a melhor coisa que me acontece na vida é ser mãe. E olha que tive muitos momentos em que queria muito deixar de ser, de tamanha exaustão que este papel me colocava. Reconheço que ser mãe nos faz viver dias em que somos fadas, rainhas e outros, bruxas e monstros... Mas não somos nada disso. Somos apenas pessoas. E olha que isso já é muita coisa! E sobrevivemos. É verdade! Pessoas melhores, sem duvida.
Assim, termino este breve balanço existencial da maternidade, compartilhando com vocês, minhas amigas queridas para parabeniza-las pelo Dia das Mães. Data de consumismo ou pura caretice? Não importa o rótulo que é dado para tal efeméride. Isso não tem a menor importância! É só um pretexto para pensarmos sobre o nosso maior desafio existencial que é fazer gente. E por isso mesmo: parabéns para nós!

Beijos,


Lourdes Atié

terça-feira, 8 de maio de 2012

O GRITO DE TODOS NÓS.


domingo, 1 de abril de 2012

Pai,

Quando criança, eventualmente me perguntavam sobre você: - Paulo, o que o seu Pai faz? Que carro ele tem? "Paulo, por que você vem pra escola a pé?  Bem como às vezes eu era surpreendido com comentários do tipo: - Nossa, foi sua mãe quem encapou seus livros? Onde corta o cabelo?
Muitas vezes eu ouvia: - Como conseguiu fazer esse exercício da lição de casa?
Gostaria que eu pudesse ter dado as respostas que eles queriam ouvir, talvez devesse ter mentido apenas para não chamar atenção e pararem de me olhar torto a cada resposta.
Mas acontece que eu adorava ver a cara de confusão deles quando o que eu respondia não fazia sentido algum em suas cabeças. Você sabe por que? "Meu Pai? Meu Pai é Músico, meu Pai é Escritor, meu Pai é Mecânico, Pintor, Restaurador, Orador, meu Pai é Técnico em Informática..., Meu Pai não tem carro, mas ele me explica certinho como chegar em qualquer lugar e eu vou sozinho", "Foi meu Pai quem encapou os livros... mas os do ano passado. Corto cabelo em casa, meu Pai corta pra mim", "Fiz os exercícios com ajuda do meu Pai."
Quando cresci, as perguntas mudaram, mas eles continuaram querendo entender, e nem sempre as perguntas eram necessárias ser feitas a um negro. Mas, certa vez ouvi:
- Como é que você conseguiu tirar nota máxima no exame de bolsa? Por que importar-me tanto com isso quando a única coisa que me disse foi: - Eu já sabia que conseguiria, filho? Mas importava, porque só mais tarde eu lembrei da lição que você já tinha gravado em mim quando me disse: - Para nós negros, temos sempre que ser um pouco melhores.  Assim eu me tornei um pouco de tudo: Desenhista, Músico, Redator, Técnico em Informática, Enxadrista... Só porque você estava lá para me ensinar quando eu quis tentar ser cada um deles.
Hoje os pontos estão se conectando e a pergunta cada vez mais se repete, sempre a mesma: - Como você sabe fazer isso? E a resposta já é sempre a mesma... Por causa do meu Pai. Nós não tínhamos luxo nem conforto, é verdade. Não tínhamos nem onde dormir, lembra?
Você não me dava presente de Natal e nem de Aniversário, ma a maior riqueza que você tinha fez questão de me dar e com ela eu posso ir a qualquer lugar. Você me deu cultura, orientação, atenção e apoio, mas além de tudo você me deu o maior de todos os poderes: O conhecimento.

Parabéns pelo seu Aniversário
Do seu filho e fã
Paulo Camargo  

REFLEXÕES DE UM SONHADOR

Um menino de, um dia desses, completa, cinqüenta e nove anos. O tempo não devia passar, assim, tão rápido. Transitoriedade que na sua fúria de transformar o presente em passado, vai me privando de tantas companhias, suprimindo vigor físico, embaçando visão clara, contabilizando dados, minhas vitórias e derrotas. Nunca desejei ser imortal. Penso que não haveria, ganho nenhum no viver para sempre. Minha vontade, apenas se restringe na ânsia do ter melhor controle sobre a passagem do tempo no meu viver. Mas, essa equação do tempo é precisa. A mim não cabe, dela queixar-me, posto que sei que do mesmo modo em que as alegrias passam como relâmpagos, minhas tristezas e agruras, vêm e vão à mesma velocidade. Sinto a vida se comportar como a preparação do melaço de cana de açúcar, que o calor do fogo, faz evaporar a água, líquido veicular que pode conter, impurezas, mas, que também, leva, por todo o sempre, para nunca mais, alguns valores que vão se perdendo na evaporação que se impõe para virar essência, densidade adocicada, sabor único! Avizinha-se, num estalar de dedos, os meus sessenta anos. Olho para o futuro tentando visualizar como será? E, para a obtenção dessa resposta, recorro a um ensinamento budista que diz: “Quer saber do seu passado? Olhe o seu presente. Quer saber do seu futuro? Olhe o seu presente”. Então, ao olhar para o meu presente, como propõe o ensinamento, concluo que, valeu a pena! E, porque essa convicção emerge de dentro de mim? Por uma razão muito simples: Sei que a condição de combatente perseverante contra o violento estupro de valores sociais ao qual somos todos submetidos encontrará, sempre em mim, um adversário tenaz, incansável e destemido, jamais sendo conivente, passivo ou indiferente a esses tantos entulhos de decadência moral e ética que pipocam por todo canto a querer dissolver como o faz, poderoso ácido, o tecido social da nossa brava gente brasileira.

sexta-feira, 16 de março de 2012

"Liberta-me da minha liberdade. Diz a Canindé ao seu amado preso na gaiola do zoológico. Aprisiona-me contigo, pois, enclausurada, ao teu lado, enfim, serei livre."

terça-feira, 6 de março de 2012

É, eu aprendi muito mais coisas da nova tecnologia interativa, além de vigiar o histórico do navegador. Mesmo assim, nunca imaginei ser correto, policiar tão de perto, a vida privada dos meus filhos. Hoje, por exemplo, eu assisti a um documentário que tenta saber o porque do Brasil ter ficado em 56º lugar no PISA. A educação no Brasil, foi comparada à do Finlândia, China, Canadá, Chile, Coréia do Sul, etc. Conclusão: É preciso aprimorar a educação no Brasil? Sim é! Especialmente no que se refere a carga horária de aulas, valorização dos professores, melhor remuneração, bem como a sua qualificação. Porém, um dado me chamou muito a atenção: Nos países onde a educação é do mais alto nível e que, classificou tais países como os primeiros no que se refere à qualidade da sua educação, há um índice elevado de suicídio. Porque? A pressão que essas crianças e jovens recebem é tanta, muitos, sendo forçados a estudarem até quinze horas por dia, o fazem se parecerem com máquinas, tornando-os, infelizes, especialmente se, dado ao alto nível de competição do tipo: 250 vagas para oito mil, dez mil candidatos, condenando-os a conviverem com o estigma de um fracassado. Como minha avó já dizia: Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Uma criança que não brinca dos sete aos vinte anos, porque tem que estudar pode se matar de tristeza aos vinte e um, porque tudo que todas as outras crianças viveram, ela perdeu e pra sempre. Nunca mais, irá poder resgatar.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Segundo os estudiosos, a Internet está transformando o nosso individualismo, num grande CÉREBRO COLETIVO, o qual, poderá sim, mudar o mundo e, eu imagino que seja pra melhor! É o que foi anunciado por Nitiren Daishonin, nos idos de 1272, com seu conceito de ITAI DOSHIN = Corpos diferentes, com Mente Única. Não há o que não se possa conseguir de posse dessa força.

quinta-feira, 1 de março de 2012


Como Kadafi foi cruel!

O texto abaixo foi publicado na Revista Suíça (Schweiz Magazin),
edição de 27 de outubro passado. A tradução do alemão é do poeta
Sidnei Schneider.


“O que o ditador e tirano Kadafi fez com o seu povo, agora é mais
conhecido a cada dia, detalhe por detalhe. Aqui está uma lista das
atrocidades que os líbios sofreram durante quatro décadas.


1.Não havia cobrança de eletricidade na Líbia. A eletricidade era
gratuita para todos os cidadãos.
2. Não existia cobrança de juros sobre empréstimos. Os bancos estatais
forneciam crédito a todos os cidadãos com juros de 0% por lei.
3.Ter uma casa passou a ser um dos direitos humanos na Líbia.
4. Todos os líbios recém-casados recebiam 50.000 dólares. Esse
dinheiro habilitava os casais a comprar sua primeira casa. O governo
contribuía, assim, para que cada família iniciasse a sua trajetória.
5. Educação e tratamento médico eram gratuitos para todos na Líbia.
Antes de Kadafi chegar ao poder, apenas 25% dos líbios sabiam ler.
Hoje, esse número subiu para 83%.
6.Os líbios que pretendiam viver da agricultura recebiam terras, uma
casa de campo, máquinas agrícolas, sementes e cabeças de gado
gratuitamente, para que tivessem um início rápido e promissor em seu
empreendimento.
7.Quando os líbios não encontravam o curso de graduação desejado, ou
os equipamentos médicos necessários para a sua saúde, tinham a
oportunidade de ir ao exterior com a ajuda de fundos do governo.
Recebiam 2.300 dólares por mês para casa e transporte.
8. Se um líbio comprava um carro, o governo subsidiava 50% do valor.
9.O preço da gasolina na Líbia era de US$ 0,14 (equivalente a 10
centavos de euro ou pouco mais de 20 centavos em moeda brasileira) por
litro.
10. Se alguém não encontrava trabalho na Líbia após sua formatura, o
Estado pagava o salário médio da profissão que ele pretendia
desempenhar, até que encontrasse um emprego tecnicamente adequado.
11. A Líbia não tinha dívida externa e possuía reservas no valor de
150 bilhões de dólares em diferentes partes do mundo, que agora foram
congeladas e provavelmente perdidas para sempre.
12. Uma parte da receita da venda do petróleo líbio era diretamente
creditado nas contas correntes de todos os cidadãos líbios.
13. Mães que davam à luz recebiam 5.000 dólares.
14.25% dos líbios obtiveram o diploma universitário.
15.Kadafi criou o projeto “Grande-Rio-Feito-pelo-Homem”. É o maior
projeto de água potável distribuída por dutos do mundo, com o intuito
de melhorar o abastecimento da população e da agricultura.

Graças a Deus, a Otan e os rebeldes libertaram o povo líbio de tudo isso.”

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012




“Hei, mulher, me comovi com sua história...” Por qual motivo, se perdem na vulgaridade, o encanto, charme e magia da mulher? Pra que fazer dessa beleza que nos apresenta o vídeo, no caso específico, das argentinas, mas que, com o mesmo tom de magnetismo, são igualmente belas as russas, romenas, portuguesas, japonesas, brasileiras, etc. estúpido borrar da tela mais espetacular da criação divina, o corpo de mulher.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012




Meiga Professora Risomar, a quem com quinze anos, aprendi a olhar com extrema ternura e admiração,
Todo habitante de uma cidade cortada por um rio ou estrada de ferro, assim como Osasco, é um romântico saudosista.
Saudade do rio que alcançamos vivo, mar de vida. Agora, serpenteia como esgoto, lama mal cheirosa.
Trem que traz o nosso amor posto em nosso colo para depois arrancá-lo do nosso coração num tic-tac de ir-se embora.
Assim, é!
 Posso sentir o aperto do seu coração porque é igual no meu.
Vivemos belezas nessa Osasco que não pode viver menina em flor para sempre. Tinha que crescer e na condição de adulta, fazer tatuada somente nas nossas lembranças o que fomos, ela e todos nós.
O tempo precisa passar!
Que pena!
Só existe vida se houver movimento!
È a Lei!
Vi, como você viu, dentre outras coisas, o triunfo do bem contra o mal em muitos setores da sociedade.
Movimento!
Operário elevado à condição de Presidente da Republica. Ascensão, Glória e morte do insubstituível Airton Senna da Silva. Roberto Carlos completando setenta anos de idade.
Movimento!
Cadê o Glamour? A igreja desmoronou! Cadê o Estoril? Outra igreja tomou! O trem novo fez trinta anos.
Transformação!
Por amor, desejávamos que nada disso virasse saudade. Mas, o tempo precisa passar e fazer das nossas lembranças, rico repositório do que, agora, só existe, lá.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

"PAI E MÃE, OURO DE MINA"







Osasco, 26 de Setembro de 1966.

Yolanda, meu bem, você me perdoa?

Fica escrito o meu arrependimento por tê-la magoado.
Eu sou teimoso e burro! Só enxergo que a minha impertinência vai cavando um verdadeiro abismo entre nós dois, depois de cada briga.
Em todos os nossos quase vinte anos de vida conjugal, este foi o maior período que passamos sem briga séria como a que foi a de anteontem.
Há tempos, eu prometi que iria evitar briga de qualquer maneira. Fui infeliz e descuidado e, a briga saiu feia e escandalosa.
Você sofreu, sofreram as crianças e eu sofri! Estamos todos sofrendo!
Você me perdoa?
Perdoar é esquecer. Do contrário estaremos armazenando ressentimentos.
Feche o livro velho e abra-me um novo crédito de confiança e amizade. Certo?

Theóphilo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Improvisação de Ananda Camargo - Núcleo de Artes Cênicas Sebastian



Meu pai, minha mãe e minha irmã, Enoé, sempre foram apaixonados pela Opera, pela música clássica, pelo bale clássico. Frequentadores assíduos do Teatro Municipal de São Paulo. Com eles eu aprendi a gostar da boa música desde os três anos de idade. Minha irmã Francelina, estudou bale clássico durante nove anos com a ilustre professora René. De repente, surge a minha Ananda Maristela, fazendo sorrir a todos nós, de orelha a orelha, por ser um símbolo de perseverança, beleza e arte, DNA de Camargo.