terça-feira, 14 de dezembro de 2010
SEDE DE PODER.
Os chineses navegaram pelo mundo, muito tempo antes dos europeus.
Com um vasto conhecimento de navegação marítima, navios imensos e capacidade organizacional admirável, com o qual poderiam, se quisessem, conquistar metade do globo, porque não o fizeram?
Por qual razão não se fala mandarim na maioria dos paises?
Resposta:
Os chineses não tinham fome de poder, tão pouco, cultura de colonização e domínio. Simples assim!
Assistindo a um documentário sobre equilíbrio ambiental, me chamou a atenção uma realidade percebida nos rios dos EUA.
A população de peixes nativos está sendo ameaçada de extinção pelas carpas (cabeçuda, prateada) bem como os peixes cabeça de cobra, consideradas invasores, já que são de origem oriental.
Devoradoras vorazes de plâncton, sua população se multiplicou a tal ponto que se pode pescá-las às centenas pelos rios norte americanos. Além de consumirem a principal fonte de alimento dos peixes nativos, as carpas e o cabeça de cobra que também são carnívoros, dizimam os filhotes das outras espécies impedindo-as de prosperar e como conseqüência, causando um desastre ambiental irreparável.
Trazendo esse modelo de invasão para a espécie humana, notamos que o mesmo se dá, quando ocorre a febre de dominação de uma raça por sobre a outra. A história da ascensão e declínio dos vários impérios corrobora minha afirmação.
Disse, certa vez, um cacique cherokee:
“Cada um luta por aquilo que vos falta”
Por qual motivo tem a raça branca européia, tanta sede de poder?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei muito da sua preocupação com a natureza formal e a natureza de todas as coisas...
ResponderExcluire “Cada um luta por aquilo que vos falta” é genial!
Parabens amigo! viva a revolução das novas idéias!
Caro Filipe,
ResponderExcluirJá não faz sentido algum, depositarmos nas costas das autoridades governamentais, toda a responsabilidade no trato e na tentativa de resolução dos graves problemas que assustam o mundo moderno.
Somos tantos e com tantas cabeças pensantes capazes de auxiliar nessa tarefa que, ficarmos na condição de meros expectadores, a assistir tudo das arqubancadas, constitui ato covarde, negligente e leviano.
A Internet, nos possibilita colocar em prática esse Seminário Virtual permanente. Nele, todo cidadão de Boa Vontade, aos poucos vai se juntando, opinando ajudando. Você, acaba de dizer, "presente".
Sou grato e oro para que esse levante se agigante para que, juntos, lancemos mãos à obra, nesse mutirão emergencial do resgate e reconstrução dos novos caminhos por onde irá nortear-se e seguir, a Civilização Humana.
Olá Delta. Bons ventos o levaram ao meu blog. Agradeço os votos de um feliz ano novo e retribuo.
ResponderExcluirA respeito de uma maior concientização em relação ao meio ambiente procuro fazer a minha parte.É uma gota d'água no oceano, mas é a minha parte.
A respeito dos chineses, no pasado eles podem até nao ter tido ambições, mas em compensação, hoje...(risos).
Tchau e um "chêro" pra vc!