domingo, 5 de janeiro de 2014

CARTA ABERTA.

Prezados Sr. Prefeito, Jorge Lapas.

O Programa Cidades e Soluções da Globo News, apresentado pelo jornalista André Trigueiro, é um dos meus programas televisivos favoritos. Mas, não sou só eu que o aprecio e sigo. Fernando Haddad e Eduardo Paes, são dois outros que, como eu, extraem ideias e propostas de mudanças para as nossas cidades.
A Prefeitura de São Paulo adotou o IPTU Verde, um desconto compensação para as propriedades que mantenham árvores e plantas nas suas dependências, o que lhes permite vender Créditos de Carbono, assunto tão em voga nos dias de hoje. A Sustentabilidade é mais um tema de importância singular no mundo.
Pois bem!
Sou nascido na casa onde moro há sessenta anos. Uma das duas únicas casas de todo o bairro, quando da sua construção na década de trinta. Considero-a, por inúmeros outros motivos, ser essa casa um Patrimônio Histórico de Osasco, pois aqui, até baile animado pela banda do Exército já tivemos, além da marcante influência do meu pai, Ten. Theóphilo Fortunato de Camargo na política, na cultura, na história da nossa amada cidade.
Ocorre entrementes, que essa mesma propriedade, pela falta de sensibilidade do poder público de um lado e da minha absoluta falta de recursos econômicos financeiros, corre o risco de ir a Leilão por causa de Divida Ativa do IPTU que já foi considerado isento no tempo da minha mãe viva, por ser viúva e pensionista. Após o seu falecimento ocorrido em 2005, as cobranças tornaram a ser feitas e eu, único morador do imóvel, até tentei mas, não pude arcar com mais esse ônus.
Então, lhe consulto sobre a seguinte possibilidade: Sendo eu, um autor literário com quatro livros publicados e mais oito à espera de publicação e que vou vivendo às custas de minguadas remunerações que a vendagem desses livros a mim proporciona, bem como da manutenção de computadores que faço. Mantendo em minha casa, uma central de coleta de material reciclável que implantei aqui, há sete anos e que sua veracidade poderá ser confirmada por vizinhos (colaboradores) e pelas equipes de coleta seletiva da própria Prefeitura que, quinzenalmente, e sempre às terças-feiras, por aqui passam para recolhê-lo. Tendo aqui no meu quintal uma cultura tímida mas próspera de árvores frutíferas a saber: banana, jabuticaba, abacate, café, maracujá, tomate, amora, abacaxi, manga, mamão e feijão, além de quarenta mudas de Palmeira Imperial que cultivo desde a semente, para comercializá-las, não seria o suficiente para eu pleitear um perdão da minha divida de IPTU que não posso pagar? Diz-se por ai que não se cobra imposto de quem não pode pagar.
Não sou eu, indiretamente um ajudador da Prefeitura quando informo as situações de riscos para as autoridades, como é o caso da paineira corroída por cupins que vai cair a qualquer momento e que está ao lado de um rede de alta tensão aqui na praça compreendida no espaço bem de esquina da Vitório Tafarello com Imaculada Conceição? Denuncia feita por mim há três meses e até agora, nenhuma providência fora tomada! Ou quando auxilio com garra e determinação, impor o respeito às leis de trânsito aos maus motoristas, mandando multar e até guinchar veículos às dezenas por estacionarem em local proibido?
Sr. Prefeito, um dos meus livros: Novos Ventos Soprarão do Rumo Norte é um importantíssimo texto para a história de Osasco. Fora lançado em 2010 e dele, também tenho auferido algum dinheiro da sua venda. Porém, preciso de um pouco mais para garantir a minha sobrevivência com um pouco mais de dignidade. Não posso mendigar, não posso perder a minha casa pra quem quer que seja. Não posso e não vou me tornar um guerrilheiro para impor na base da força bruta o respeito aos meus direitos, mas, usarei dessa arma fulminante que é a palavra escrita para pleiteá-los um a um. 


Contando com a Vossa Preciosa Ajuda.

Sérgio e Carvalho e Camargo
Morador da Av. Comandante Sampaio, 594 - Vila Quitauna - Osasco - São Paulo.
Escritor romancista com as seguintes obras publicadas:
O Beijo - lançado em 1998 - Editora Litteris.
Novos Ventos Soprarão do Rumo Norte - 2010 - Editora Biblioteca 24 horas.

Meandros da Vida em Amor - 2011 - Editora Biblioteca 24 horas.
Memórias do Ventre Materno - 2013 - Editora Biblioteca 24 horas.